quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Eleições 2010

Eleições.
Política.
Pra mim tudo isso é pura chatice.
E eu, de modo algum ousaria fazer uma postagem falando se a Dilma é melhor que o Serra, ou se o Plínio é pior que a Marina.
Afinal, política é uma coisa que me tira tanto do sério que fiz questão de nem tirar meu título de eleitor este ano (já que pra mim ainda é facultativo) só pra não ter que ficar vendo horário político, debates, nem perder meu domingo na fila de alguma escola pra conseguir votar.
Mas, apesar de tudo, essa coisa toda de eleições já está passando dos limites.
Que virou festa, papagaiada e baixaria, isso não é novidade nem é de hoje.
Pessoas que usam da sua fama na mídia (porque nem dá pra falar que são celebridades) pra conseguir se eleger. Músico com carreiras frustadas e comédiantes está na moda agora. Netinho de Paula, Tiririca, Mulher Pera, Kiko e o Leandro do KLB ... falta só o quê?
Nada. Não falta mais nada. Também estão disputando: Maguila, Marcelinho Carioca, Raul Gil Jr, e por aí vai.
Fim de carreira, eu sei.
Imagine só se nos EUA concorrecem à eleições Lady Gaga, Justin Bieber ou até a Kesha. Seria bizarro, não?
É realmente isso que acontece aqui, política se torna algo bizarro no Brasil.
Vai que essa moda pega, e a turma colorida começa a se interessar... e quem sabe a galera do Restart não se elege?
Como diria o sábio Tiririca; pior que tá não fica.

Mas nem era sobre isso que eu ia escrever. Vou voltar ao assunto.

Como ia dizendo, as escolhas nunca estiveram tão ruim quanto está agora. Dilma liderando com mais de 50% das intenções de voto às vésperas das eleições. Logo, mas não muuuuito logo atrás, está Serra, e lá atrás, mas crescendo gradativamente Marina Silva.
O engraçadíssimo é que muuitas pessoas vão votar na Marina, não por causa do seu plano de governo, mas porque não estão satisfeitos nem com Dilma, nem com Serra.
Sim, para não ter que fazer uma escolha, muitas pessoas preferem votar em quem vai perder.
Triste, eu sei. Mas é a realidade. Talvez você esteja fazendo isso. (Não estou falando pra não votar na Marina, deixemos isso bem claro. Se você concorda com o plano de governo dela, vá em frente!)
Mas pra mim, isso é só adiar um problema. Porque assim, haverá segundo turno, e no segundo turno não vai dar mais pra votar na Marina.
Ai sim, só resta Ruim X Pior Ainda. (Com bônus de mais algumas horas de propaganda política que ninguém merece!)
E as pessoas ainda perguntam por que eu não vou votar!

Sabe o que eu acho? Acho que todo mundo deveria acordar pra realidade e votar NULO.
É. Nulo. Não branco. NULO.

Você sabia que o voto em branco dá seu voto para quem estiver ganhado. Ele é capaz de fazer um candidato ganhar de primeiro turno. Em outras palavras, votando em BRANCO você estará dizendo que qualquer um que se eleger está bom pra você.
Agora, votar NULO você não dá seu voto pra ninguém. Em outras palavras, se você votar NULO você está dizendo: "Não quero nenhum desses"... ou "todos são uma merda", como preferir.
Na prática tem diferença? Sim, tem.
Se em uma eleição houver 50%+1 de votos NULOS, a eleição será anulada e será feita outra. Se tiver 50%+1 de votos em BRANCO, se elege o segundo lugar.

Então, não procure votar em quem está perdendo, nem vote branco.
Primeiro tente votar conscientemente, claro.
Mas se não for possível, na pior das hipóteses, opte pelo NULO.

Como já disse anteriormente, graças a Deus não sou obrigada a votar.
Porque se fosse, estaria assim, como muito cidadão brasileiro; e agora, o que eu faço?!

Tá complicado. Muito complicado.
E já falando desse tema, acho válido assistir esse vídeo, totalmente sarcástico e totalmente realista. Adoro.

3 comentários:

Weslley Talaveira disse...

Oiee Anna.

O grande problema da política no Brasil é exatamente o fato de o voto ser obrigatório. Se todos os brasileiros tivessem a liberdade de poder escolher votar ou não votar, como vc ainda tem, com certeza os partidos ofereceriam gente melhor, e estaríamos livres de ter de ver o Tiririca levando os pais pra TV (sem contar que ele é analfabeto...). Nos EUA o voto é facultativo, e a população comparece em massa, pq lá a política é levada a sério, além d serem dois únicos partidos. Essa farra política que vemos no Brasil desmotiva qualquer um, até aqueles que tentam enxergar aguma coisa boa na política.

Não consigo entender como dizem que o voto é um direito. Se é direito, eu deveria ter a escolha de não usá-lo, não é? rs

Pior do que tá fica sim, pode acreditar! "Não há nada tão ruim que não possa piorar" hahaha

Gde beijo!

Mayara disse...

É palhaçada mesmo essas pessoas se elegendo, mas não concordo com "propaganda política que ninguém merece". A propaganda política é muito importante! E essencial pra nossa decisão de voto. Acho que antes de falar pra votarmos nulo, é preciso ler muuito sobre cada candidato, saber todo seu histórico e depois decidir. É muito fácil sair julgando por aí...
(Estou me incluindo aqui, pois sei que preciso me informar melhor e ser mais atualizada)

Enfim, política é uma coisa bem complicada que espero entender melhor um dia.

Bjss Anna :)

Anna disse...

eu quis dizer que ninguém merece propaganda política pelo motivo que só tem palhaçada hoje em dia. Eu não tenho vontade de ligar a TV pra ouvir os candidatos e ver o Tiririca ou o Maguila. É essa parte que ninguém merece... se fosse levado à sério, até valeria a pena.

Postar um comentário