quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Português, pra quê te quero?

Cansada daqueles erros terríveis e MONSTRUOSOS de português, aqueles que doem na alma, e que você tem vontade até de chorar, resolvi parar de ficar somente lamentando e escrever algo útil para aquelas pessoas que ainda persistem em escrever ANCIOSIDADE com C.



Então aqui vão os ortográficos erros mais bááásicos que você pode começar a extinguir da sua vida. AGORA.



• Você não come mortandela. O que você come é mortadela.



• Aquele sujeito deitado na rua não é um mendingo, mas sim um mendigo.



• Ninguém toma iorgute. Todos tomam iogurte.



• A janela do seu banheiro não é uma vasculhante, mas sim uma basculante.



• Seu sapato não possui cardaço, mas sim cadarço.

• Você não chega em casa meia cansada. Você chega meio cansada. Deixe a meia para colocar no pé.



• Você não chega do futebol soando, a não ser que seja um sino. O correto é suando.

• Elimine as palavras seje e esteje do seu vocabulário, pois elas não existem. Nunca escreva para um amigo dizendo "seje feliz" ou "espero que esteje bem". Seja inteligente e esteja dentro das normas ortográficas.



• Ninguém tem poblema ou pobrema. As pessoas têm problemas. Principalmente com o português.



• Não havia "menas pessoas" na aula ontem. Havia "menos pessoas".



• Você não apóia a cabeça em um travissero, mas sim em um travesseiro.



• Não peça trezentas gramas de queijo. É O grama e não A grama. Peça trezentos gramas.



• Ele não é di menor, nem di maior. É simplesmente maior ou menor de idade. Muitas vezes nem é necessário dizer de idade, porque já está subentendido.

• Ninguém desenha um asterístico. O correto é asterisco.



• Não existe evento beneficiente. Existe evento beneficente.



• Você não vai gospir. Vai cuspir.



• O peixe não tem espinho, mas sim espinha (dorsal). Uma rosa teria sim espinhos, não espinha!



• Se você é homem, diga obrigado. Se for mulher, diga obrigada.



• Não diga "fazem dois anos". O verbo fazer, quando designa tempo, é impessoal. O correto é "faz dois anos".



• Nunca diga "haviam muitas pessoas no local". Neste caso, o verbo haver não tem um sujeito com quem concordar, pois ele tem o sentido de existir. Logo, o correto é "havia muitas pessoas no local".



• Minha mãe pediu para eu fazer, para eu comprar e não para mim fazer ou para mim comprar. 'Mim' não faz nem compra nada, quem faz sou EU. Acreditem, DÓI ouvir isso! Antes de verbo no infinitivo (aqueles terminados em ar, er e ir) sempre usamos EU! Pra mim é índio que fala.



• É bastante comum, principalmente no telemarketing, o uso excessivo do gerúndio. Não diga "vou estar mandando", "vou estar verificando" e sim "vou mandar", "vou verificar". Por exemplo, se você disser: "esta semana estarei lhe enviando um e-mail", pode parecer que passará a semana toda enviando um e-mail para a pessoa. Portanto, prefira dizer "esta semana irei lhe enviar um e-mail".



É isso galerinha, espero ter ajudado.
estou ANCIOSA pelo resultado dessa micro aula :D.



Anna

obs: Caso não tenha reparado nada de errado em anciosa, ou anciosidade, lembre-se que ansiosidade e ansiosamente é escrito com S.

1 comentários:

Clarissa Alves disse...

aaaaaa, eu amei, eu amo livros, eu sempre leio, obrigada por me insentivar :), seu blog é otimo, s2

Postar um comentário