segunda-feira, 28 de junho de 2010

Top Five - Literatura Estrangeira

Olá pessoal,
Voltando a falar sobre livros, estou aqui escrevendo sobre meus 5 autores estrangeiros favoritos e seus respectivos livros!

Começando pelo quinto lugar, está MARKUS SUZAK.
 Markus Frank Zusak (Sydney, 23 de junho de 1975) é um escritor australiano, famoso pelo seu best-seller internacional "A Menina que Roubava Livros".
Aos 30 anos, Zusak já se firmou como um dos mais inovadores e poéticos romancistas dos dias de hoje. Com a publicação de "A Menina que Roubava Livros", ele foi batizado como um "fenômeno literário" por críticos australianos e norte-americanos. Zusak é o autor vencedor do prêmio de quatro livros para jovens: "The Underdog", "Fighting Ruben Wolfe", "Getting the Girl", e "Eu Sou o Mensageiro", receptor de um Printz Honor em 2006 por excelência em literatura jovem. Markus Zusak vive em Sydney com sua esposa e sua filha. Gosta de surfar e assistir filmes em seu tempo livre.
Infelizmente, os únicos livros traduzidos para o português são A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS e EU SOU O MENSAGEIRO, ambos que li e recomendo! Se você não tem facilidade para ler livros que requerem um pouco mais de tempo, atenção, concentração e paciência, comece lendo Eu Sou o Mensageiro, pois é uma história super interessante com um leitura que flui rapidamente.

Em quarto lugar está KHALED HOSSEINI.
Khaled Hosseini (Cabul, 4 de Março de 1965) é um romancista e médico afegão, com naturalização estadunidense. É o autor do romance best-seller, O Caçador de Pipas.
Quando Hosseini era criança, leu desde poesias persas à romances como Alice no País das Maravilhas e a série do detetive Mike Hammers, do escritor Mickey Spillane. As memórias de um Afeganistão pré-invasão soviética e suas experiências pessoais, o levaram a escrever o seu primeiro romance, The Kite Runner (O Caçador de Pipas). Um homem hazara, chamado Hossein Khan, trabalhou para os Hosseini quando eles moravam no Irã. Quando Hosseini estava cursando seu terceiro grau, ensinou Khan a ler e a escrever. Ainda que o relacionamento com Hossein Khan tenha sido breve e um tanto formal, a afeição de Hosseini por esta rápida amizade serviu como inspiração para o relacionamento entre Hassan e Amir em O Caçador de Pipas.
Ele também é autor do livro A Cidade do Sol, é o encontro de duas histórias. Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rasheed, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser." Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Confrontadas pela História, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a História continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do "todo humano", somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.
Eu não cheguei a ler-lo ainda, mas está na minha lista, entretando, O CAÇADOR DE PIPAS, não apenas lí, como indico, tanto o livro quanto o filme (mas leia o livro primeiro!)

Meu terceiríssimo lugar vai para a querida MARIAN KEYES.

Minha primeira curiosidade sobre Marian foi: Porque seus livros são tão caros?! Quem nunca entrou numa livraria e viu livros como Melancia, Um Best-Seller para Chamar de Meu, Los Angeles, Sushi, com aquelas capas coloridas como cara de leia-me-por-favor, pegou, e foi ver o preço, e, quando viu algo em torno dos R$ 65,00, simplesmente desistiu, comprando dois outros livros pelo mesmo valor (e ainda ficou na curiosidade para descobrir o que esses livros têm que os outros não têm)? Você nunca fez isso? Bom, eu já fiz.

Marian Keyes (Limerick, 10 de setembro de 1963) é uma escritora irlandesa.  Graduou-se em Direito na Dublin University (assim como em  5 anos eu me formarei em Direito, e em breve terei muitos livros publicados como ela!), sem, contudo, jamais ter exercido a profissão. Morou em Londres por muitos anos, trabalhando ora como garçonete ora em escritórios. Neste mesmo período começou sua luta contra o vício do alcoolismo e, inclusive, uma tentativa de suicídio. Depois de vencida a batalha, alcançou o sucesso como escritora.  Autora de vários best sellers do gênero Chick Lit, os seus livros exploram o universo feminino com muito humor e leveza. Seus temas centrais no entanto levam a tona muitos assuntos delicados, tais como luto, depressão pós-parto e violência doméstica. As personagens criadas pela escritora possuem perfis realistas, que permitem com que o leitor se identifique com a trajetória de vida narrada.
Infelizmente ainda não consegui ler todos os romances de Marian, mas já li MELANCIA (duas vezes!) e me encanto pela forma que Marian escreve. É um livro super cativante, com a medida certa de ironia, que o faz ficar cômico. Com certeza te arrancará boas risadas. Indico!

Minha medália de prata vai para o ilustríssimo CARLOS RUIZ ZAFÓN.
Carlos Ruiz Zafón (Barcelona, 1964) é um escritor espanhol.  Em 1993 ganhou o prêmio Ebedé de literatura com seu primeiro romance, O Príncipe da Névoa, que vendeu mais de 150 mil exemplares na Espanha e foi traduzido em vários idiomas. Desde então, publicou quatro romances, sendo que os três primeiros foram dirigidos para um público mais jovem, e intitulam-se de El Palacio de la Medinoche, Las Luces de Semptiembre e Marina. Nos últimos anos transformou-se numa das maiores revelações literárias dos últimos tempos com A Sombra do Vento,que foi traduzido em mais de 30 idiomas e publicado em cerca de 45 países, e foi finalista dos prêmios literários espanhóis Fernando Lara 2001 e Llibreter 2002. Em Portugal, essa obra foi premiada com as Correntes d'Escritas, do ano de 2006. Seu romance mais atual é O Jogo do Anjo,escrito em 2008,que teve mais de um milhão de exemplares vendidos na Espanha.  O autor vive atualmente em Los Angeles, onde escreve roteiros para o cinema e trabalha em um novo romance. Zafón colabora também nos jornais espanhóis La Vanguardia e El País. A Sombra do Vento já ultrapassou a marca dos 6.5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo desde o seu lançamento, em 2001.
Se você não leu A SOMBRA DO VENTO e O JOGO DO ANJO, você ainda não leu os melhores livros da sua vida. Sim, os melhores. Quem já leu sabe do que estou falando!

Bom, acho que quem me conhece sabia que o primeiríssimo lugar seria da minha queridíssima MEG CABOT.
Meggin Patricia Cabot, mais conhecida pela abreviação Meg Cabot, Patricia Cabot ou pelo seu pseudônimo Jenny Carroll (Bloomington, 1 de fevereiro de 1967), é uma escritora estadunidense.  É mundialmente famosa por ser autora de mais de 60 livros, dentre os quais seu maior bestseller é a série de dez volumes O Diário da Princesa. Atualmente Meg vive com seu marido e sua gata de um olho só chamada Henrietta em Nova Iorque.
Em setembro de 2009, Meg Cabot veio ao Brasil durante a Bienal do Livro e se disse fã da escritora brasileira Clarice Lispector, e ainda recomendou um livro seu, Laços de Família.
Bom, se eu começar a falar de Meg Cabot, esse post não vai ter fim. Se não fosse a Meg, talvez eu não fosse não fanática por livros. A SÉRIE O DIÁRIO DA PRINCESA, O GAROTO DA CASA AO LADO, GAROTO ENCONTRA GAROTA, TODO GAROTO TEM, AVALON HIGH, TAMANHO 42 NÃO É GORDA, A GAROTA AMERICANA, entre muuuuuuuuuuuuuuitos outros, eu super indico! E pra ela fica aqui, meu troféu de ouro!

0 comentários:

Postar um comentário