terça-feira, 1 de junho de 2010

Patriotismo de 4 em 4 anos

Época de Copa do mundo é uma coisa linda, pelo menos para os brasileiros.
O Brasil fica mais verde e amarelo, as pessoas mais patriotas.
Patriotas?
Ou apenas empolgadas com futebol?

Que o Brasil é ícone mundial do futebol, não é novidade. Tanto nós quanto os outros países sabemos disso.
Mas os brasileiros só reclamam do país. Falam que é um país de 3° mundo, pobre, corrupto, agrário, atrasado ... falam que o serviço público não presta, que a justiça não anda, que a segurança não é boa.
Mas durante a Copa, gritam, pulam, berram, riem e choram pelo país.
Se não fosse o futebol, o que seria o Brasil? As pessoas só vestem a camisa e lutam pelo seu país na Copa?
E se nós colocássemos todo esse fervor, todo esse empenho, toda essa determinação, não apenas no futebol, mas no futuro do nosso país, as coisas não poderiam ser diferentes?
Nós temos capacidade. O Brasil é um grande país.
Mas os brasileiros não acreditam nele. E se o país perde o apoio dos próprios brasileiros, se nós "desistirmos" do nosso país, sem dúvida alguma não conseguiremos melhorar.
O Brasil tem potencial, não só no futebol.
Mas pra isso precisamos amar de verdade o Brasil, do jeito que amamos vê-lo levantando a taça da Copa.
O mundo acredita no Brasil. O Brasil é mais bem visto fora dele do que nele.

Quando estive nos Estados Unidos, pude reparar que é totalmente verdade o que dizem sobre o patriotismo americano.
Parece até que eles vivem em uma eterna Copa do Mundo.
Bandeiras por toda parte. Orgulho de falar que é americano.
Será que é atoa que os EUA é o que é, e está onde está?
O povo têm que acreditar no país.

O blogueiro Jorge disse em seu blog (http://recandodaspalavras.wordpress.com)
Em Harvard o Brasil é visto com outros olhos:
É visto como líder mundial em diversas áreas, incluindo tratamento de HIV/Aids e desenvolvimento de biocombustíveis. Durante o ano acadêmico de 2006-07, um número recorde de alunos de Harvard foi estudar em diferentes instituições no Brasil, colocando o país na lista dos dez mais visitados pelos alunos.
Mesmo que muitos ainda pensem, afirmem e critiquem o nosso jeito brasileiro e quem mais critica somos nós mesmos, talvez por uma visão atávica de subdesenvolvimento(...)
Muito se reclama muito se fala e os corneteiros de antes e os neocorneteiros de então que, por motivos sabem-se lá quais, martelam incessantemente a Terra Brasilis fazendo disso aqui, segundo suas palavras, o inferno sobre a Terra. Problemas todos países tem. Duvido que não tenha corrupção, desmando, falcatruas e toda sorte de vícios e vicissitudes humanas espalhadas pelos quatro cantos dos países tidos e havidos como modelos de desenvolvimento.
Em Harvard, segundo informa Antonio Bianco, colunista da Revista Pesquisa Fapesp, o Programa de Estudos do Brasil do David Rockefeller Center for Latin American Studies visa criar um canal entre a prestigiosa universidade e o Brasil. Quem dirige o programa é o historiador Keneth Maxwell – vários livros editados no Brasil.
Sabem qual é a principal matéria, a mais procurada do curso? A língua portuguesa falada no Brasil. Sim, isso mesmo. As matrículas dobraram no período 2002-2006. Além desta, outras disciplinas atraem alunos em profusão como, por exemplo, história, cultura e literatura brasileira coordenadas pelo historiador Nicolau Sevcenko, da USP. É óbvio que os narizes mais críticos torceram agora por saber que além disso tudo também rola feijoada e capoeira. Não gostou? Problema seu! É cultura brasileira e da boa.

E não se esqueça de apoiar o país não só na Copa, mas sempre.
O Brasil está crescendo, e precisa do nosso apoio.

1 comentários:

Teacher Daniel disse...

Também fiz um post lá no blog sobre isso:

http://www.teacherdaniel.com.br/?p=181

Postar um comentário