quarta-feira, 28 de julho de 2010

A Menina Que Não Sabia Ler

Lembro-me como se fosse hoje (quem lê pensa que fazem anos!) a primeira vez que vi na vitrine de uma livraria este livro. O título me chamou a atenção, é claro, pela semelhança com o título de um dos meus livros favoritos; A Menina Que Roubava Livros.

Claro que com aquela paixão à primeira vista, e bolsos vazios, não comprei o livro naquela oportunidade. Mas logo depois comprei via internet, entretanto, tive que aposentá-lo na estante, pois estava cheia de livros para vestibular na cabeceira da minha cama!
Mas como Deus é bom, e eu já passei no vestibular, e tenho agora minha vida (ou parte dela) de volta, voltei a ler meus livros.
E então, no topo da lista (cheio de pó e teia de aranha), encontrei A Menina Que não Sabia Ler.
Livros de suspense e romances policiais nunca foram meus favoritos, mas isso vem mudando.. e este livro teve sua parcela de contribuição nisso...
A sinopse da contra-capa é a seguinte:
Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo.Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender o irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros – únicos companheiros e confidentes – antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?

Bom, comecei a ler sem nenhum tipo de pré-conceito porque nunca tinha ouvido falar no livro, nehuma crítica, nenhum elogio. E gostei, gostei muito do livro, da história, do enredo, dos personagens, de tudo! Os detalhes, o suspense, os links entre os mistérios... tava tudo ótimo!
Tava tudo ótimo, no climax da historia, mas também quase no finalzinho do livro...
E foi ai que eu me decepcionei um pouco.
O final é bom, sim, muito bom.
Mas foi meio atropelado. Dava pra ter saboreado mais os detalhes, como durante o livro acontece, mas não, a impressão que dá é que o autor estava com pressa de terminar o livro (coisa que já ouvi falar sobre meus textos...).
Mas, (porém, entretanto, todavia...) mesmo com esse pequeno problema técnico, eu recomento o livro. É muito bom. E (não sei se era a intenção) fica cheio de perguntas no final (tipo quando você termina de ler Dom Casmurro e tem aquela eterna discussão sobre se Capitu traiu ou não Bentinho!), porque não tem como saber se o narrador personagem foi totalmente sincero ou não, você fica um pouco na dúvida.
Gostei, gostei e gostei!
Podia ser melhor, mas ele não deixa de ser MUITO BOM!

0 comentários:

Postar um comentário